Floripa em Números
Acompanhe o desempenho das principais políticas públicas de Florianópolis por meio de indicadores organizados nos Eixos Temáticos e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
10 Eixos Temáticos
39 Temas
17 ODS ONU
108 Indicadores
- id 1.1.1Densidade populacional da área urbanizada (hab/km²) População total dividida pela área total urbanizada do município, expressa em número de pessoas por km².
- id 1.1.3Proporção de usos do CNEFE IBGE (porcentagem) Proporção de cada uso atribuído às coordenadas de endereços do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) em relação ao total de endereços.
- id 1.2.2Área urbana e rural (porcentagem) Percentual de área urbana e rural do município sobre a área total do município.
- id 1.5.1Áreas esportivas públicas ao ar livre (por 100 mil habitantes) Quantidade de equipamentos esportivos ao ar livre de acesso público a cada 100mil habitantes.
- id 1.5.2Espaços livres de lazer e recreação de uso público (ha por 100 mil habitantes) Proporção da área de espaços livres de lazer e recreação de uso público em relação à população, expressa em hectares por 100 mil habitantes. Inclui áreas de estacionamentos dos equipamentos.
- id 1.5.3Espaços livres de lazer e recreação de uso público excluídas áreas de estacionamento (m² per capita) Proporção da área de espaços livres de lazer e recreação de uso público em relação à população, expressa em m² per capita. Não considera áreas de estacionamentos.
- id 1.6.1Espaços de recreação de uso público cobertos excluídas áreas de estacionamento (m² per capita) Proporção da área de espaços de uso público cobertos que servem primariamente ao propósito de recreação em relação à população, expressa em m² per capita. Não considera áreas de estacionamentos.
- id 1.7.1Instituições culturais (por 100 mil habitantes) Quantidade de instituições culturais de acesso público a cada 100 mil habitantes.
- id 1.8.1Equipamentos esportivos públicos cobertos (por 100 mil habitantes) Quantidade de equipamentos esportivos cobertos de acesso público a cada 100 mil habitantes.
- id 1.9.1Núcleos Urbanos Informais (porcentagem) Percentual de área identificada como núcleo urbano informal em relação ao total de área urbanizada no município.
- id 1.9.2Edificações em áreas de conflito ambiental (porcentagem) Percentual de edificações situadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) em relação ao número total de edificações do município.
- id 1.9.3Domicílios sem títulos legais registados (porcentagem) Percentual de moradias sem títulos legais de propriedade em relação ao número total de moradias.
- id 2.1.1Proximidade ao transporte público coletivo (porcentagem) Percentual de unidades residenciais em um raio de 500 m de pontos de ônibus e 1 km de terminais, de distância percorrida nas vias, sobre o número de unidades residenciais do município e do distrito.
- id 2.1.2Número anual de viagens em transporte público (per capita) Número total anual de viagens por transporte público que se originam dentro da cidade dividido pela população total da cidade.
- id 2.1.3Proporção de vias utilizadas pelo transporte público (porcentagem) Extensão de vias utilizadas pelo transporte público coletivo sobre a extensão total de vias do município.
- id 2.1.4Corredores exclusivos de ônibus (porcentagem) Percentual de quilômetros (km) da rede de corredores exclusivos de ônibus sobre a extensão total de vias.
- id 2.1.5Extensão do sistema de transporte público (km por 100 mil habitantes) Comprimento total (km) dos sistemas de transporte público em operação na cidade dividido pela população total da cidade, expresso km por 100.000 habitantes.
- id 2.2.1Proporção de vias dotadas de infraestruturas cicloviárias (porcentagem) Extensão de vias dotadas de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas sobre a extensão total de vias do município.
- id 2.4.1Número de automóveis privados (per capita) Número total de automóveis privados registrados na cidade em relação à população total.
- id 2.5.1Taxa de crescimento anual da extensão da malha urbana Percentual de crescimento anual da extensão da malha urbana no período de um ano.
- id 2.5.3Vias públicas não pavimentadas (porcentagem) Porcentagem das vias não pavimentadas sobre o total de vias do município.
- id 3.1.1Esperança de vida ao nascer Número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
- id 3.1.2Número de leitos hospitalares (por 100 mil habitantes) Número de leitos hospitalares públicos e privados disponíveis a cada 100 mil habitantes. Inclui leitos de maternidade.
- id 3.1.3Número de médicos (por 100 mil habitantes) Número de médicos de clínica geral ou especializado cujo local de trabalho é no município, a cada 100 mil habitantes.
- id 3.1.4Taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos (a cada 1000 nascidos vivos) Número de óbitos de crianças menores de 5 anos a cada mil nascidos vivos.
- id 3.1.5Taxa de suicídio (por 100 mil habitantes) Número total de mortes relatadas por suicídio a cada 100 mil habitantes.
- id 3.1.6Número de pessoas das equipes de enfermagem e obstetrícia (por 100 mil habitantes) Número de enfermeiros e obstetras a cada 100 mil habitantes.
- id 3.1.9População com sobrepeso ou obesidade (porcentagem) Percentual da população com sobrepeso ou obesidade, conforme Índice de Massa Corporal (IMC), em relação à população total do município.
- id 4.1.3Estudantes com ensino médio completo: taxa de permanência (porcentagem) Percentual de estudantes que completam o último ano do ensino médio em relação ao total de estudantes originalmente matriculados no primeiro ano do ensino médio.
- id 4.1.4Razão estudantes/professores no ensino fundamental Razão entre o número de alunos matriculados no ensino primário e o número de professores de ensino primário em tempo integral na rede pública.
- id 4.1.5População em idade escolar matriculada nas escolas (porcentagem) Percentual de pessoas em idade escolar matriculadas nos níveis primário e secundário de ensino em escolas públicas e particulares dividido em relação ao total da população em idade escolar.
- id 4.1.6Número de pessoas com ensino superior completo (por 100 mil habitantes) Número de pessoas com ensino superior completo a cada 100 mil habitantes.
- id 4.1.7Empregos no setor de pesquisa Indicador baseado na ISO 37122, indicador "5.4 Percentage of the labour force employed in occupations in the education and research and development sectors". A norma técnica refere-se a quantidade da força de trabalho da cidade ocupada no setor de educação e pesquisa.
- id 4.2.1Proximidade dos centros de educação infantil (porcentagem) Percentual de unidades residenciais em um raio de distância percorrida nas vias dos centros de educação infantil, sobre o número de unidades residenciais do município e do distrito.
- id 4.2.3Computadores por 1000 alunos Indicador baseado na ISO 37122, indicador "6.2 Number of computers, laptops, tablets or other digital learning devices available per 1000 students". Denominado em nosso estudo como Número de computadores, laptops, tablets ou outros dispositivos digitais de aprendizagem disponíveis por 1000 alunos. A norma técnica requer que os dispositivos acima disponíveis tenham acesso a internet e sejam de uso exclusivo dos alunos.
- id 5.1.1Áreas destinadas à Habitação de Interesse Social (porcentagem) Percentual de Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS) e Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) em relação à Macroárea de Uso Urbano definida pelo Plano Diretor.
- id 5.1.4População vivendo em habitações inadequadas (porcentagem) Percentual de pessoas vivendo em moradias inadequadas em relação à população total.
- id 5.1.5População vivendo em moradias economicamente acessíveis (porcentagem) Percentual de moradias economicamente acessíveis em relação ao número total de moradias.
- id 5.1.6Pessoas em situação de rua (por 100 mil habitantes) Percentual da população em situação de rua sobre o total da população, a cada 100mil habitantes.
- id 5.2.1Crescimento demográfico (porcentagem) Percentual de crescimento da população.
- id 5.2.5População vivendo abaixo da linha internacional de pobreza (porcentagem) Pecentual de pessoas que vivem abaixo do limite internacional de extrema pobreza definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à população total do município.
- id 5.2.8População vivendo abaixo da linha nacional de pobreza (porcentagem) Pecentual de pessoas que vivem abaixo do limite nacional de pobreza em relação à população total do município.
- id 5.2.9População idosa (porcentagem) Percentual da população idosa no município (mais de 60 anos).
- id 5.2.10Coeficiente de Gini Medida de dispersão estatística que quantifica o grau de desigualdade na distribuição da renda domiciliar per capita entre os indivíduos ou níveis de consumo. O valor do Coeficiente de Gini pode variar entre 0 e 1, sendo que um coeficiente correspondente a 0 expressaria perfeita igualdade enquanto que o Coeficiente correspontende a 1, a desigualdade máxima.
- id 6.1.1Unidades de Conservação (porcentagem) Percentual de áreas terrestres destinadas às Unidades de Conservação (UC) sobre a área total terrestre do município
- id 6.1.2Áreas com proteção ambiental (porcentagem) Percentual da área total terrestre do município designada para proteção ambiental por meio de legislação federal, estadual ou municipal.
- id 6.3.2Número de mortes relacionadas a desastres socioambientais (por 100 mil habitantes) Número de mortes causadas por desastres socioambientais relacionados a extremos climáticos registradadas no município em um período de 12 meses, a cada 100mil habitantes..
- id 6.3.3Emissões de gases de efeito estufa (toneladas per capita) Quantidade total de gases de efeito estufa em toneladas (unidades equivalentes de dióxido de carbono) gerada durante um ano por todas as atividades dentro do município, incluindo-se emissões indiretas fora dos limites municipais, dividida pela população total.
- id 6.4.1Concentração de material particulado fino (PM 2.5) Corresponde à amostra de massa total de partículas coletadas com diâmetro igual ou menor que 2.5 μm dividida pelo volume de ar amostrado em metros cúbicos padrão (μg/m³).
- id 6.4.2Concentração de material particulado (PM10) Corresponde à amostra de massa total de partículas coletadas, em microgramas, na escala de medida do PM 10 dividida pelo volume de ar amostrado em metros cúbicos padrão.
- id 6.5.2Edificações em áreas de risco Número de edificações em áreas de risco.
- id 7.1.1População com acesso a serviço de abastecimento de água (porcentagem) Percentual de pessoas com serviço de abastecimento de água potável em relação à população total do município.
- id 7.1.2População com acesso sustentável a uma fonte de água adequada para o consumo (porcentagem) Percentual de pessoas com acesso sustentável a uma fonte de água adequada para o consumo em relação à população total do município.
- id 7.1.3Consumo doméstico total de água per capita (litros/dia) Quantidade total do consumo de água da cidade para uso doméstico, expressa em litros por dia.
- id 7.1.4Taxa de conformidade da qualidade da água potável Percentual do número total de testes conformes em relação ao número total de testes de qualidade de água tratada realizados.
- id 7.1.5Consumo total de água per capita (litros/dia) Quantidade total do consumo de água em litros por dia dividida pelo total da população. Inclui uso não doméstico.
- id 7.1.6Perda de água na distribuição (porcentagem) Índice de perdas na distribuição de água.
- id 7.1.7Duração média de interrupções no abastecimento de água (h/domicílio/ano) Soma de horas de interrupção no abastecimento de água, multiplicada pelo número de domicílios impactados e dividido pelo número total de domicílios
- id 7.2.1Domicílios com acesso à rede de esgoto (porcentagem) Percentual de domicílios com ligação com a rede de esgoto sobre o total de domicílios.
- id 7.2.2População atendida por sitema de coleta de esgoto (porcentagem) Percentual de pessoas atendidas por coleta de esgoto em relação à população total do município.
- id 7.2.3Esgoto com tratamento centralizado (porcentagem) Percentual do volume total do esgoto coletado na cidade, para tratamentos primário, secundário e terciário em Estações de Tramento de Esgoto em relação ao volume total do esgoto produzido na cidade.
- id 7.2.4População com acesso a instalações sanitárias adequadas (porcentagem) Percentual de pessoas que utilizam instalação sanitárias adequadas em relação à população total do município.
- id 7.2.5Taxa de conformidade do tratamento de esgoto Percentual do número total de testes realizados em conformidade com a regulamentação local em relação ao número de testes realizados conforme requerido pela regulamentação local.
- id 7.3.2População com coleta regular de resíduos sólidos - domiciliar (porcentagem) Percentual de pessoas atendidas por coleta domiciliar de resíduos sólidos em relação à população total.
- id 7.3.3Total de coleta de resíduos sólidos municipais (toneladas per capita) Massa de resíduos domiciliares e públicos (rdo+rpu) coletada per capita em relação à população total atendida pelo serviço de coleta.
- id 7.3.4Taxa de recuperação de materiais recicláveis em relação à quantidade total coletada Taxa de recuperação de materiais recicláveis (exceto matéria orgânica e rejeitos) em relação à quantidade total coletada.
- id 7.3.5Resíduos sólidos urbanos dispostos em aterros sanitários (porcentagem) Percentual de resíduos sólidos urbanos dispostos em aterros sanitários em relação ao total de resíduos gerados.
- id 7.3.6Resíduos sólidos urbanos tratados em usinas de geração de energia (porcentagem) Percentual de resíduos sólidos urbanos tratados em usinas de geração de energia a partir de resíduos em relação ao total de resíduos sólidos urbanos produzidos.
- id 7.3.7Resíduos sólidos urbanos biologicamente tratados e utilizados como composto ou biogás (porcentagem) Percentual de resíduos sólidos urbanos que são compostados ou digeridos anaerobicamente em relação ao total de resíduos sólidos produzidos na cidade. Os materias refugados nas usinas de compostagem e digestão anaeóbica são descontados.
- id 7.3.8Resíduos sólidos dispostos em lixão a céu aberto (porcentagem) Percentual de resíduos sólidos urbanos que são dispostos em lixões a céu aberto em relação à quantidade total de resíduos sólidos produzidos.
- id 7.3.9Resíduos sólidos dispostos por outros meios (porcentagem) Percentual de resíduos sólidos urbanos que não são reciclados ou dispostos em aterros sanitários ou tratados em usinas de geração de energia ou tratados biologicamente ou dispostos em lixão a céu aberto em relação à quantidade total de resíduos sólidos produzidos. Inclui, por exemplo, resíduos sólidos que são queimados a céu aberto.
- id 7.3.10Geração de resíduos perigosos (toneladas per capita) Quantidade total anual de resíduos perigosos gerados por pessoa.
- id 7.3.11Reciclagem de resíduos perigosos (porcentagem) Percentual de resíduos perigosos reciclados em relação à quantidade total de resíduos perigosos gerados. Inclui resíduos perigosos que são usados, reutilizados ou recuperados.
- id 7.4.1Consumo final de energia elétrica em edifícios públicos por ano (GJ/m²) Consumo total final de energia elétrica em edifícios públicos (GJ) dividido pela área total destes edifícios em metros quadrados (m2).
- id 7.4.2Consumo de eletricidade de iluminação de vias públicas por quilômetro de rua iluminada (kWh/ano) Consumo total de energia elétrica da iluminação de vias públicas dividido pela extensão total das vias públicas com iluminação pública, expresso em quilowatt-hora por quilômetro por ano.
- id 7.4.3Consumo final total de energia per capita (GJ/ano) Energia total consumida pelo município por habitante, expresso em gigajoules (GJ) por ano.
- id 7.4.4Energia proveniente de fontes renováveis (porcentagem) Percentual do consumo total de energia produzida a partir de fontes renováveis em relação ao consumo total de energia.
- id 7.4.5População com fornecimento regular de energia elétrica - residencial (porcentagem) Percentual de habitantes com conexão regulamentada ao sistema de distribuição de energia elétrica residencial.
- id 7.4.6Número de conexões de serviço de distribuição de gás - residencial (por 100 mil habitantes) Número de pessoas com conexão residencial ao sistema de distribuição de gás, a cada 100 mil habitantes.
- id 7.4.7Duração média anual de interrupção do fornecimento de energia elétrica (h/domicílio/ano) Média de interrupção do fornecimento de energia elétrica por domicílio por ano, expresso em horas por domicílio por ano.
- id 8.1.3Razão de dependência Razão entre a população economicamente dependente e a população ativa.
- id 8.1.4Proporção emprego-habitação Número total de empregos formais dividido pelo número total de unidades habitacionais.
- id 8.1.5Taxa de desemprego População residente na cidade em idade ativa que durante o período de referência não estava em emprego remunerado ou autônomo, mas disponível para o trabalho e à procura de trabalho, dividida pela força de trabalho total e expressa em porcentagem.
- id 8.1.6Número de empresas (por 100 mil habitantes) Número total de empresas registradas no município a cada 100 mil habitantes.
- id 8.1.7População com emprego em tempo integral (porcentagem) Percentual da população com emprego em tempo integral em relação à força de trabalho.
- id 8.1.8Taxa de desemprego de jovens Percentual de jovens (entre 16 e 24 anos) desempregados em relação à força de trabalho juvenil da cidade.
- id 8.2.1PIB per capita municipal Produto Interno Bruto municipal per capita.
- id 8.3.3Agricultura urbana (área total por 100 mil habitantes) Soma ponderada de todos os tipos de área utilizadas para produção de alimentos dentro do perímetro urbano do município expresso por 100 mil habitantes.
- id 8.4.1Número anual de estadias de visitantes - pernoites (por 100 mil habitantes) Soma de pernoites de visitantes anual a cada 100 mil habitantes.
- id 8.4.2Conectividade aérea comercial Número de destinos aéreos comerciais diretos (sem escala) partindo de todos os aeroportos que servem a cidade. Considera como aeroportos que servem a cidade aqueles situados a até 2h de viagem da cidade.
- id 8.5.1Número de acessos à internet (por 100 mil habitantes) Número de assinaturas de acesso à internet a cada 100 mil habitantes.
- id 8.5.2Número de acessos à telefonia móvel (por 100 mil habitantes) Número de assinaturas de acesso à telefonia móvel a cada 100 mil habitantes.
- id 9.1.1Vereadoras na Câmara Municipal (porcentagem) Percentual de vereadoras na Câmara de Vereadores Municipal em relação ao número total de vereadores.
- id 9.1.2Eleitores registados em relação à população com idade para votar (porcentagem) Percentual de títulos de eleitores em relação ao total da população acima de 16 anos.
- id 9.1.3Participação eleitoral nas últimas eleições municipais (porcentagem) Percentual de comparecimento dos eleitores nas últimas eleições municipais em relação ao número de títulos de eleitores.
- id 9.2.4Taxa de endividamento: gasto do serviço da dívida em relação à receita própria do município Percentual do custo total do serviço da dívida de longo prazo em relação ao total de receitas de fontes próprias.
- id 9.2.5Despesas de capital em relação às despesas totais (porcentagem) Percentual das despesas em ativos fixos do ano anterior em relação ao total de despesas do município no mesmo período.
- id 9.2.6Receita de fonte própria em relação à receita total (porcentagem) Percentual dos fundos obtidos por taxas de funcionamento, cobranças por utilização de serviços públicos ao usuário e impostos coletados pela cidade com destino a ela própria somente em relação a todos os rendimentos operacionais ou recorrentes, incluindo aqueles provenientes de outras esferas governamentais.
- id 9.2.7Orçamento municipal alocado para instalações culturais e esportivas (porcentagem) Percentual de despesas municipais com instituições de cultura e instalações esportivas em relação ao orçamento bruto de custeio total municipal.
- id 10.1.1Número de bombeiros (por 100 mil habitantes) Número total de bombeiros em tempo integral equivalente, certifcados e remunerados, a cada 100 mil habitantes.
- id 10.1.2Número de crimes violentos contra mulheres (por 100 mil habitantes) Número total de crimes violentos contra a mulher em relação à população total do município, a cada 100 mil habitantes.
- id 10.1.3Número de mortes relacionadas a incêndios (por 100 mil habitantes) Número total de mortes relacionadas a incêndios registradas em um período de 12 meses, a cada 100 mil habitantes.
- id 10.1.5Taxa de homicídios (por 100 mil habitantes) Número de mortes por homicídio ocorridos no município, a cada 100 mil habitantes.
- id 10.1.6Número de bombeiros voluntários e em regime de tempo parcial (por 100 mil habitantes) Número total de bombeiros voluntários e em tempo parcial, a cada 100 mil habitantes.
- id 10.1.7Número de mortes causadas por acidentes industriais (por 100 mil habitantes) Número de mortes causadas por acidentes industriais em um ano a cada 100 mil habitantes.
- id 10.1.9Tempo de resposta dos serviços de emergência a partir do primeiro chamado O tempo médio de resposta (em minutos e segundos) que leva um departamento de atendimento a emergências para atender um primeiro chamado de emergência é um indicador do quão protegidos estão os habitantes de uma cidade contra ameaças à segurança e à integridade física. Este indicador inclui todos os chamados de emergências, por exemplo, aqueles que requerem serviços de resgate e aqueles para combate a atos criminosos.
- id 10.1.10Crimes contra a propriedade por 100 000 habitantes O número de crimes contra a propriedade é um indicador da quantidade de crimes contra a propriedade privada e um indicador do sentimento de segurança pessoal e pode afetar os incentivos aos investimentos. O número de crimes contra a propriedade em uma cidade é considerado uma referência para o nível global de segurança na cidade. Por fornecer uma impressão de objetividade, a estatística sobre o crime contra a propriedade é uma valiosa medida operacional usada para avaliar o desempenho do sistema em matéria de proteção do espaço privado do ponto de vista do cidadão.
- id 10.2.1Mortes no trânsito (por 100 mil habitantes) Número de mortes em acidentes de trânsito a cada 100mil habitantes.