Unidades de Conservação (porcentagem)
Percentual de áreas terrestres destinadas às Unidades de Conservação (UC) sobre a área total terrestre do município
Mapa em destaque
Classificação Floripa em Números
No programa Floripa em Números, os indicadores são classificados em Eixos e Temas
Ambiente e Mudanças Climáticas
Apresenta indicadores relacionados com aspectos ambientais e com impactos decorrentes de eventos extremos e das mudanças climáticas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos aos quais este indicador está relacionado e pode contribuir a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
- Objetivo 15
Vida terrestre
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Meta 15.1.1 [BR]
[BR] Até 2020, serão conservadas, por meio de sistemas de unidades de conservação previstas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e outras categorias de áreas oficialmente protegidas como Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RLs) e terras indígenas com vegetação nativa, pelo menos 30% da Amazônia, 17% de cada um dos demais biomas terrestres e 10% de áreas marinhas e costeiras, principalmente áreas de especial importância para biodiversidade e serviços ecossistêmicos, assegurada e respeitada a demarcação, regularização e a gestão efetiva e equitativa, visando garantir a interligação, integração e representação ecológica em paisagens terrestres e marinhas mais amplas.
Outras aplicações
Este indicador é apresentado e utilizado nos seguintes planos, programas e índices:
Plano de Ação Florianópolis Sustentável (ICES) e Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI).
Organiza uma ampla relação de indicadores urbanísticos desenvolvidos de forma específica para o contexto local de Florianópolis, visando a identificação e o monitoramento de fenômenos urbanos.