Credenciamento

A Prefeitura de Florianópolis abriu um credenciamento de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos para atuarem na regularização fundiária urbana de núcleos urbanos informais consolidados do Município, no âmbito do Programa Floripa Regular. Esse credenciamento é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do Programa.

Até o momento, o Município não possuía cadastro, controle ou informações sistematizadas e organizadas sobre os prestadores de serviços especializados em REURB. Essa situação gera grandes problemas para todos os envolvidos: dificulta o necessário diálogo e troca de informações do Poder Público com os prestadores de serviço, não dá a necessária segurança aos cidadãos interessados em contratar esses operadores e não assegura um padrão mínimo de qualidade técnica dos trabalhos produzidos.

A complexidade das atividades de regularização fundiária exige uma equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, e seu alto custo compromete vultosos recursos financeiros dos beneficiários. De fato, a REURB envolve um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais. Essas atividades impactam profundamente as condições da cidade e do meio ambiente, além da segurança jurídica do mercado imobiliário. Por isso, a qualidade dos serviços de REURB não é apenas um problema dos contratantes privados; afeta os interesses de toda a sociedade.

Por esses motivos, a experiência demonstrou a necessidade de estabelecer critérios mínimos para a habilitação dos operadores da REURB, dando maior segurança aos munícipes e coibindo os abusos, as fraudes e os trabalhos de baixa qualidade técnica. Um instrumento efetivo e legalmente previsto para lidar com essas dificuldades é a promoção de um credenciamento, aqui entendido como “o processo administrativo de chamamento público em que a Administração Pública convoca interessados em prestar serviços ou fornecer bens para que, preenchidos os requisitos necessários, se credenciem no órgão ou na entidade para executar o objeto quando convocados” (Lei 14.133, art. 6º, inciso XLIII), instrumento esse que, como esclarece o mesmo diploma legal, pode ser utilizado para situações “com seleção a critério de terceiros: caso em que a seleção do contratado está a cargo do beneficiário direto da prestação” (idem, art 79, inciso II).

Diversos municípios brasileiros que lidam com problemas semelhantes têm adotado, com grande sucesso, o mesmo procedimento. De fato, não podem os municípios abrirem mão de zelar, na medida das suas possibilidades, pela qualidade técnica dos serviços de regularização fundiária disponibilizados aos cidadãos que tomem a iniciativa de promovê-la, tanto em núcleos de interesse social quanto em núcleos de interesse específico, uma vez que a promoção do adequado ordenamento territorial urbano é seu dever constitucional (Art. 30, inciso VIII, CRFB).

O credenciamento dará segurança e transparência aos munícipes e ao Poder Público. Com isso, contribuirá não apenas para melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, como também para fomentar, pela via da confiança e da transparência, o crescimento do mercado de regularização fundiária, cooperando para uma regularização mais célere e completa dos numerosos assentamentos urbanos informais da nossa cidade, em benefício de todos.

Por fim, cumpre salientar que o edital elaborado pela Prefeitura permanecerá aberto por tempo indeterminado. Todos os interessados que cumprirem os requisitos mínimos de qualificação técnica e habilitação jurídica poderão participar. Também foi estabelecido um prazo de 120 dias para que os profissionais que já atuam no mercado se adequem aos termos do edital de credenciamento, inclusive firmando contratos de parcerias com os outros profissionais exigidos, se necessário (Decreto 25.378 de 2023, art. 28, §2º).






Pessoa jurídica credenciada Nº do contrato Contato
OBRA LEGALIZADA – REGULARIZAÇÕES FUNDIÁRIAS URBANAS LTDA 647/GAPRE/2023 contato@obralegalizada.com.br
SC PRO LTDA 648/GAPRE/2023 contato@scpro.com.br
SAGAZ EMPREENDIMENTOS E GESTÃO IMOBILIARIA LTDA - EPP 649/GAPRE/2023 sagazempreendimentos@gmail.com
INSTITUTO CIDADE LEGAL 650/GAPRE/2023 contato@institutocidadelegal.org.br
CAMPOS MENDONÇA CORREA ADVOGADOS 651/GAPRE/2023 leandro@cmcadvocacia.com.br
TERRA FIRME CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA 751/GAPRE/2023 andre30201@gmail.com
TELLUS URBANISMO LTDA 752/GAPRE/2023 franciele@tellusurbanismo.com.br
REURB SANTA CATARINA – REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS 755/GAPRE/2023 contato@reurbsantacatarina.com.br
REGULARIZE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS 757/GAPRE/2023 regularizereurb@gmail.com
REGULARIZE, CONSULTORIA, CAPACITAÇÃO E PROJETOS LTDA 758/GAPRE/2023 contato@gruporegularize.net
ESTOP ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA 761/GAPRE/2023 projetos@estopengenharia.com.br
ANTUNES CARVALHO SOUZA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LTDA - EPP 762/GAPRE/2023 contato@regularizamais.com.br
PROREURB – ESPECIALISTAS EM REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 764/GAPRE/2023 contato@proreurb.com.br
GAGEO ENGENHARIA, TOPOGRAFIA E CONSULTORIA AMBIENTAL LTDA ME 765/GAPRE/2023 contato@gageoengenharia.com.br
ALVES DE SOUZA SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA 80/GAPRE/2024 raqueladv76@gmail.com
LUZ & LUZ ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S 81/GAPRE/2024 luzadv@gmail.com
NOBEL ENGENHARIA LTDA 82/GAPRE/2024 engenharia.nobel@gmail.com
REURBANE-SC ESCRITÓRIO PROJETOS E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA 153/GAPRE/2024 reurbanefloripa@gmail.com
DIAGONAL EMPREENDIMENTOS E GESTÃO DE NEGÓCIOS LTDA. 154/GAPRE/2024 comercial@diagonal.social
VALOREM LTDA. 155/GAPRE/2024 reurb.valorem@gmail.com
AGUIAR & FERNANDES LEGALIZAÇÃO DE IMÓVEIS LTDA 189/GAPRE/2024 aguiarefernandes@alfaregularizacao.com.br
SILVEIRA CARVALHO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA 296/GAPRE/2024 silveiracarvalhoadvocacia@gmail.com
INSTITUTO MANGUE VIVO 297/GAPRE/2024 contato@manguevivo.org.br
RGB SOLUÇÕES EM ARQUITETURA LTDA 298/GAPRE/2024 rejanemariagb@gmail.com
KOLLING ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA 299/GAPRE/2024 kolling.eng.adm@gmail.com
COGEP - COMPANHIA DE GEOTECNOLOGIA DO PARANÁ S/A 302/GAPRE/2024 cogep@cogep.eng.br