Habitação de Interesse Social

Habitação de Interesse Social (HIS) é um compromisso com a dignidade e a igualdade, visando garantir que todos tenham acesso a um lar seguro, qualitativo e adequado, independentemente de sua condição socioeconômica.

Editado em 20 de agosto de 2024

Apresentação

Na promoção de HIS está a ideia de proporcionar moradia digna e acessível para aqueles que, de outra forma, não conseguiriam arcar com os custos de uma habitação adequada, ainda mais em Florianópolis, que é a quarta cidade do Brasil mais cara para se morar (Fonte: Índice Fipezap, 2024). 

Não se trata apenas de fornecer um teto sobre as cabeças das pessoas: mais que construir casas, a Habitação de Interesse Social deve proporcionar a criação de comunidades sustentáveis e inclusivas. Ela desempenha um papel vital na promoção da coesão social, na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida. Quando as pessoas tem um lugar para chamar de lar, fica mais fácil construir bases sólidas para o desenvolvimento humano e econômico.

Para enfrentar os desafios da consolidação e promoção de HIS de qualidade, é fundamental um compromisso contínuo por parte do Poder Público, das organizações da sociedade civil e do setor privado. Isso requer políticas públicas eficazes, investimentos adequados e parcerias sólidas entre os diferentes atores envolvidos.

 

Projetos Relacionados:

 

Caderno de Soluções Habitacionais

A habitação tem uma importância ímpar em diversos aspectos do dia a dia dos moradores, marcando sua qualidade de vida, expectativas e possibilidades de desenvolver seu futuro. É abrigo, lar, conforto e segurança, além de ser um direito. E deve permitir o acesso a outros serviços básicos, como saúde, educação, lazer e emprego.

Portanto, para que se atinja adequadamente o propósito da habitação, a qualidade habitacional deve ser objetivo de todos os atores envolvidos na promoção, projeto, financiamento, construção, fiscalização, utilização e gestão dos empreendimentos habitacionais.

Este caderno foi realizado com a finalidade de contribuir para garantir e incrementar o nível da qualidade arquitetônica e urbanística dos projetos de habitação social em Florianópolis, sejam eles realizados a partir de qualquer esfera do Poder Público. 

Pretende-se fazer isto a partir da análise das legislações vigentes no município de Florianópolis e no Governo Federal, para que se siga um padrão de qualidade nos projetos habitacionais construídos dentro do município. Desta maneira, a Prefeitura de Florianópolis (PMF) constrói a partir deste documento um conjunto de informações técnicas sobre a qualidade arquitetônica e urbanística habitacional, para que sirva como um instrumento na concepção de novos projetos na cidade e um guia para a formulação, justificativa e transformação de decisões relacionadas a tais empreendimentos.

O Volume I do Caderno trata da legislação federal (principalmente a relacionada ao Programa Minha Casa, Minha Vida) adaptada às restrições da legislação municipal de Florianópolis, e o Volume II (que será publicado em breve) trata especificamente das legislações municipais.

Cadernos de Planejamento

Temas