Habitação de Interesse Social

Habitação de Interesse Social (HIS) é um compromisso com a dignidade e a igualdade, visando garantir que todos tenham acesso a um lar seguro, qualitativo e adequado, independentemente de sua condição socioeconômica.

Editado em 28 de maio de 2024

Apresentação

Na promoção de HIS está a ideia de proporcionar moradia digna e acessível para aqueles que, de outra forma, não conseguiriam arcar com os custos de uma habitação adequada, ainda mais em Florianópolis, que é a quarta cidade do Brasil mais cara para se morar (Fonte: Índice Fipezap, 2024). 

Não se trata apenas de fornecer um teto sobre as cabeças das pessoas: mais que construir casas, a Habitação de Interesse Social deve proporcionar a criação de comunidades sustentáveis e inclusivas. Ela desempenha um papel vital na promoção da coesão social, na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida. Quando as pessoas tem um lugar para chamar de lar, fica mais fácil construir bases sólidas para o desenvolvimento humano e econômico.

Para enfrentar os desafios da consolidação e promoção de HIS de qualidade, é fundamental um compromisso contínuo por parte do Poder Público, das organizações da sociedade civil e do setor privado. Isso requer políticas públicas eficazes, investimentos adequados e parcerias sólidas entre os diferentes atores envolvidos.

Temas

Projetos Relacionados