Apresentação
Desde o dia 25 de março de 2024 está disponível à população de Florianópolis um sistema ONLINE, acessado pelo link https://florianopolis.aprova.com.br/home, que permite aos cidadãos preencherem cadastro para Projetos Habitacionais de Interesse Social, sem precisar sair de casa.
Através desse cadastro os moradores de Florianópolis poderão manifestar o interesse em participarem de futuros Projetos Habitacionais, além de mensurar a real demanda por moradia do município.
Esse sistema possibilitará criar um banco de dados abrangente, sendo fundamental para a seleção de beneficiários em programas habitacionais que a prefeitura venha a lançar, possibilitando a aplicação de uma gestão eficiente e transparente aos processos relacionados à habitação.
O que devo saber antes de preencher o cadastro habitacional?
1)Quem pode fazer?
Ser morador(a) do município de Florianópolis;
Pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, ou emancipado;
Aquele que não é proprietário ou comprador de imóvel urbano ou rural;
Pessoa que não tenha sido beneficiária com recursos da Política de Habitação, seja no âmbito Municipal, Estadual ou Federal.
2)O que é preciso para realizar o cadastro?
Antes de iniciar o Cadastro, leia atentamente o Manual do Cadastro que contém o passo a passo para o preenchimento. O manual pode ser baixado ao final desta página;
Ter um e-mail válido para se habilitar no sistema Aprova Digital, pois é a partir deste
sistema que você terá acesso ao formulário do cadastro;Em seguida, acesse o link (https://florianopolis.aprova.com.br/home) e crie a sua
conta no Aprova Digital. Para a criação da conta você pode acessar o vídeo e seguir o passo a passo:
3)Preenchendo o formulário do cadastro habitacional
Preencha o formulário com muita atenção;
Fique de olho nas dicas para preenchimento, essas dicas estão localizadas no lado
direito de cada do Formulário do cadastro;Não deixe nenhum campo obrigatório sem preencher, caso contrário o seu Cadastro
não será finalizado;Para inserir os dados corretamente, tenha em mãos os documentos pessoais e dos
membros da sua família, somente daqueles que moram com você (RG, CPF, comprovante de estado civil);Caso algum membro da família seja pessoa com deficiência, indique o CID informado no atestado médico;
Também tenha em mãos: comprovantes de renda e comprovante de residência.
Se o cidadão encontrar dificuldade em preencher o cadastro
O cadastro é simples, mas para aquelas pessoas que não conseguirem fazer o cadastro sem sair de casa por não possuírem pessoa de confiança para ajudá-la, ou mesmo não possuir acesso a um computador com internet, a Prefeitura Municipal de Florianópolis disponibiliza agendamentos para realização do cadastro de forma presencial.
O cidadão pode agendar atendimento na unidade do Pró-Cidadão mais próximo da sua residência, acessando o endereço eletrônico abaixo:
Agendamento Pró-Cidadão
Além do Pró-Cidadão, a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano mantém uma agenda para atendimento na própria sede. Os atendimentos ocorrem de segunda à quinta mediante agendamento, que deve ser realizado pelo endereço eletrônico abaixo:
Agendamento na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano
É imprescindível levar os dados a seguir no momento do atendimento presencial, caso contrário não será possível realizar o atendimento:
- E-mail válido;
- Conta válida do GOV.BR (login e senha);
- Documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de estado civil) de todos os
membros da família que moram na mesma casa; - Atestado médico, caso seja pessoa com deficiência;
- Comprovante de renda de todos que colaboram com a renda familiar;
- Comprovante de residência.
IMPORTANTE
Este cadastro não garante ao cidadão ser beneficiado com uma unidade habitacional, trata-se do levantamento da demanda habitacional do município, e será através dele que futuramente serão selecionadas as famílias que se enquadrarem nos critérios previstos em lei de cada tipo de projeto habitacional.
Nesse primeiro momento, não será exigido o anexo dos documentos comprobatórios das informações apresentadas, porém a qualquer tempo o Município poderá solicitar a atualização cadastral, assim como a apresentação de toda a documentação, anexando fotos ou arquivos em PDF dos seguintes documentos:
- Documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de estado civil);
- Atestado médico com CID, quando houver pessoa com deficiência na família;
- Comprovantes de renda;
- Comprovantes de residência;
- Comprovante de tempo de moradia no município.
FIQUE LIGADO:
É muito importante manter as seguintes informações bem salvas com você: e-mail e senha, senha do GOV.COM, o número de protocolo e o código verificador que será gerado após finalizar o seu cadastro.