Habitação Social

As políticas de incentivo à produção de habitações de interesse social, estabelecidas a partir de mecanismos específicos que alteram as dinâmicas de uso e ocupação do solo, tem como objetivo promover a democratização ao acesso à moradia para famílias de baixa renda.

Editado em 27 de fevereiro de 2024

Dentre as políticas de democratização ao acesso à moradia para famílias de baixa renda, destaca-se a determinação pelo plano diretor das Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), caracterizadas como regiões da cidade onde objetiva-se o incentivo à urbanização de interesse social, com base em edificações multifamiliares ou multifamiliares com uso misto. A partir das categorias de renda familiar como Habitação de Baixa Renda, Habitação de Mercado Popular e Habitação de Mercado, serão concedidos acréscimos à taxa de ocupação, número de pavimentos e coeficiente de aproveitamento. Estes incentivos podem ser feitos em todos os zoneamentos das macroáreas de usos urbanos.

Com base nisso, a produção de habitação de baixa renda objetiva impulsionar projetos que promovam a inclusão social e econômica tanto por meio de novos empreendimentos como através de incentivos especiais que contenham estímulos à produção de moradia social em todas as regiões da cidade. 

01. ESTRATÉGIA E POLÍTICAS DE HABITAÇÃO SOCIAL

A Estratégia de Habitação de Interesse Social (HIS) consiste em impulsionar projetos urbanos que promovam a inclusão social, econômica, ambiental e especial tanto com novos empreendimentos como através da regularização fundiária de áreas ocupadas.

Todos os zoneamentos das macroareas de usos urbanos poderão receber os incentivos previstos de AEIS.

A Estratégia de Habitação de Interesse Social (HIS) atenderá famílias com rendimento mensal de zero a dez salários mínimos conforme a seguinte classificação e situação:

his_Prancheta 1.png

02. Áreas de Especial Interesse Social (AEIS)

Os incentivos urbanísticos para a AEIS aplicáveis para habitação multifamiliar ou habitação multifamiliar com uso misto, são concedidos na edificação incentivada da seguinte forma:

his-02.png
his-03.png
his-04.png

O mesmo empreendimento pode admitir uma classificação mista, ou seja, compreender os incentivos de HBR, HMP e HM.

his-05.png

03. Habitação de Baixa Renda

Para incentivar a produção de habitações de interesse social classificadas como HBR a serem destinadas ao Município, fica este autorizado a conceder incentivos na forma de índices urbanísticos a serem aplicados em qualquer empreendimento, na forma de:

his-06.png
his-07.png
his-08.png

04. Uso de Pilotis em Habitações de Interesse Social

his-09.png

05. Equipamentos Comunitários em Habitações de Interesse Social

his-10.png

06. Incentivo de Produção Habitação de Interesse Social

Para fazer jus ao incentivo de Produção Habitação de Interesse Social o interessado deverá:

his-16.png

O valor depositado deverá ser destinado exclusivamente para produção de unidades habitacionais, admitindo-se equipamentos públicos a estes vinculados de forma integrada.

07. Entrega de Unidades Habitacionais

A entrega de unidades habitacionais ao município poderá se dar através de:

his-11.png
his-12.png
his-13.png
his-14.png

08. Critérios das Características dos Empreendimentos

Caberá a Secretaria responsável pela política de habitação estabelecer os critérios das características dos empreendimentos a serem entregues ao município, considerando no mínimo:

his-15.png

Cartilhas

Temas