Centro Leste

Este projeto de requalificação urbana da porção central da cidade de Florianópolis envolve as vias de entorno da Praça XV e aquele conjunto de vias que conectam a Praça à Avenida Hercílio Luz, englobando importante setor da cidade, comumente chamado Setor Leste ou Centro Leste.

Editado em 14 de fevereiro de 2024

Informações do Projeto

Ano de Execução: 2022
Autoria:
Gestão:

Este projeto de requalificação urbana da porção central da cidade de Florianópolis envolve as vias de entorno da Praça XV e aquele conjunto de vias que conectam a Praça à Avenida Hercílio Luz, englobando importante setor da cidade, comumente chamado Setor Leste ou Centro Leste. O anteprojeto desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis, em conjunto com o SEPHAN (Serviço de Patrimônio Histórico do Município de Florianópolis) e demais secretarias municipais, propõe a qualificação das vias públicas, com foco em melhorar a caminhabilidade da região, priorizando a mobilidade ativa, dentro dos parâmetros de acessibilidade universal e preservação do patrimônio. Além das melhorias voltadas para a mobilidade, o projeto também visa melhorar a infraestrutura dos estares públicos, favorecendo as diferentes formas de ocupações culturais que já ocorrem na área, bem como objetiva suscitar novas apropriações e estimular a vitalidade urbana.

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Diretrizes

A construção do projeto contou com importantes participações e contribuições de esferas federais e estaduais: foram realizadas houveram reuniões com representantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), FCC (Federação Catarinense de Cultura) e com a sociedade civil organizada. Todas as manifestações foram consideradas, debatidas e ponderadas, ficando como diretrizes as resultantes das conclusões consensuadas em todo o processo:

  1. Recuperar a pavimentação dos paralelepípedos de pedra, principalmente em torno de edificações históricas e da Praça XV; 
  2. Manter os meios-fios em pedra original, deslocando-os quando for pertinente ao aumento do espaço de pedestres (passeios) ou ciclistas;
  3. Manter na posição original os meios-fios em pedra das esquinas em curva, a fim de marcar o desenho das vias anteriores como memória;
  4. Remover a camada asfáltica em vários trechos que cobrem os paralelepípedos, restaurando a pedra antiga também nestes locais, como por exemplo, em frente ao Largo da Catedral; 
  5. Manter todo o piso da calçada no entorno da Praça XV em petit-pavê; 
  6. Outros elementos pontuais também serão valorizados, como o pano de ladrilho em frente ao Palácio Cruz e Souza; 
  7. Inserir travessias em material compatível com a acessibilidade universal nas esquinas, unificando a solução do uso da pedra original com pavimento compatível (piso de concreto ou placas/blocos de concreto) com desenho simples, sem reentrâncias e de cor neutra; 
  8. Proibir o uso do automóvel, mesmo que em alguns períodos do dia, para aumento do fluxo de pedestres e ciclistas e evidente valorização do conjunto arquitetônico, através de uma composição de pisos compatíveis, podendo também acomodar atividades tradicionais da área, como feiras e atividades culturais; 
  9. Inserir podotáteis sem interceptação dos elementos históricos.

Etapas de execução

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Etapa 1

- Ruas do entorno da Praça XV 
- Rua Tiradentes 
- Calçadão da João Pinto 
- Rua Antônio (Nico) Luz 
- Rua Nunes Machado

Etapa 2 

- Rua Victor Meireles 
- Rua Saldanha Marinho 
- Rua General Bittencourt 
- Travessa Ratcliff 
- Travessa Osmar Regueira

Trechos executados

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5
6
7
8

Cadernos de Projeto

Temas

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