Objetivo
O objetivo principal é reconhecer o transporte cicloviário como parte integrante da mobilidade urbana, ampliando os espaços e a infraestrutura disponíveis, criando conexões locais, implantando paraciclos, bicicletários, além de outras estruturas de apoio aos ciclistas, tais como vestiários. Importantes conexões vêm sendo materializadas com a implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, de forma criativa e adequada à realidade local, dependendo da disponibilidade de espaço nas vias existentes, as quais se caracterizam por suas dimensões reduzidas na maior parte da cidade

Tipologia
Ciclovias

É o espaço em nível ou desnível com relação à pista, separado por elemento físico segregador, como canteiro, área verde e outros previstos na legislação. Também se aplica em espaços isolados, como áreas não edificáveis, faixas de domínio, parques e outros logradouros públicos. Pode estar disposta nas laterais das pistas, canteiros centrais e calçadas.
Ciclofaixas
Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. Parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro.
Ciclorrotas
Vias sinalizadas que compõem o sistema ciclável da cidade interligando pontos de interesse, ciclovias e ciclofaixas, de forma a indicar o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, melhorando as condições de segurança na circulação.
Espaços Compartilhados

Espaços das vias públicas destinados prioritariamente aos pedestres onde os ciclistas compartilham a mesma área de circulação, desde que haja espaço suficiente, o fluxo de pedestres seja baixo e a rota esteja devidamente sinalizada.
Indicadores
| Tipologia | Antes do +Pedal (Até 2016) | Setembro / 2025 |
|---|---|---|
| Ciclovias | 29,72 km | 72,64 km |
| Ciclofaixas | 37,54 km | 98,79 km |
| Ciclorrota | 0 km | 82,47 km |
| Espaço Compartilhado | 7,94 km | 9,40 km |
| Total | 75,2 km | 263,32 km |
Estações de Pequenos Reparos (EPRs)
A mobilidade por bicicletas em Florianópolis acaba de receber um impulso significativo. Nesta segunda-feira (10), a Prefeitura iniciou a instalação de 34 Estações de Pequenos Reparos (EPRs), que serão distribuídas por todas as regiões do município — continente, centro, norte, sul e leste da Ilha. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade (SEOM), busca ampliar o suporte aos ciclistas que circulam pelos mais de 250 km de infraestrutura cicloviária existentes na Capital.
A implantação das estações está sendo realizada em parceria com a Pumpkin Mobilidade e Ciclismo, e a previsão é que todos os pontos estejam finalizados até o fim de novembro. Cada unidade oferecerá ferramentas básicas e gratuitas para manutenção emergencial, como bomba de ar, jogo de chaves, espátulas e suporte com proteção antirrisco, além de uma mini-bomba manual para ajustes rápidos.
A escolha dos locais foi definida a partir de estudos conduzidos pela SEOM em diálogo com grupos de ciclistas. O objetivo é posicionar as EPRs em áreas estratégicas e de fácil conexão com a malha cicloviária, beneficiando tanto quem utiliza a bicicleta como meio de transporte quanto aqueles que pedalam por lazer ou prática esportiva.
As estações estão sendo instaladas em áreas de grande fluxo, incluindo avenidas importantes, regiões turísticas, praias e terminais de ônibus, como o TITRI e o TIRIO. A proposta é possibilitar que o ciclista resolva contratempos de forma prática, sem precisar interromper totalmente seu deslocamento.
Cada ponto terá identificação visual e orientações de uso, facilitando a autonomia de qualquer pessoa que precise utilizar o equipamento. Para consultar — com detalhe — todos os locais das EPRs, o mapa completo está disponível em: bit.ly/reparosbikes.
Com essa ação, Florianópolis reafirma seu compromisso com uma mobilidade urbana mais sustentável e acessível, fortalecendo as condições de circulação e segurança de quem escolhe a bicicleta como parte do seu dia a dia.

Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI
A Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI tem como objetivo propor e avaliar melhorias na infraestrutura e nas políticas de mobilidade por bicicleta para o município de Florianópolis por meio da participação da sociedade civil e entes públicos envolvidos. Relançada pelo decreto nº 25.351 de 2023, foi composta por chamamento público para interessados a representar seus distritos, formando o total de 18 representantes e seus respectivos suplentes, empossados oficialmente na 1ª reunião ordinária da comissão, em vinte de setembro de 2023.
