+Pedal

O +Pedal é um programa que visa a promoção da mobilidade sustentável por meio de bicicletas e outros ciclos, contribuindo para a formação de uma cultura de utilização deste meio de transporte.

Editado em 19 de junho de 2024

Objetivo

O objetivo principal é reconhecer o transporte cicloviário como parte integrante da mobilidade urbana, ampliando os espaços e a infraestrutura disponíveis, criando conexões locais, implantando paraciclos, bicicletários, além de outras estruturas de apoio aos ciclistas, tais como vestiários. Importantes conexões vêm sendo materializadas com a implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, de forma criativa e adequada à realidade local, dependendo da disponibilidade de espaço nas vias existentes, as quais se caracterizam por suas dimensões reduzidas na maior parte da cidade

maispedal-img-1.png

Tipologia

Ciclovias

pg09-img01-ciclovia.png

É o espaço em nível ou desnível com relação à pista, separado por elemento físico segregador, como canteiro, área verde e outros previstos na legislação. Também se aplica em espaços isolados, como áreas não edificáveis, faixas de domínio, parques e outros logradouros públicos. Pode estar disposta nas laterais das pistas, canteiros centrais e calçadas.

Ciclofaixaspg09-img02-ciclofaixa.png

Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. Parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro.

Ciclorrotaspg09-img03-ciclorrota.png

Vias sinalizadas que compõem o sistema ciclável da cidade interligando pontos de interesse, ciclovias e ciclofaixas, de forma a indicar o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, melhorando as condições de segurança na circulação.

Espaços Compartilhados

pg09-img04-espaco_compartilhado.png

Espaços das vias públicas destinados prioritariamente aos pedestres onde os ciclistas compartilham a mesma área de circulação, desde que haja espaço suficiente, o fluxo de pedestres seja baixo e a rota esteja devidamente sinalizada. 

Indicadores

Tipologia
Antes do +Pedal (Até 2016)
Atualmente
Ciclovias29,72 km57,12 km
Ciclofaixas37,54 km37,54 km
Ciclorrota0 km70,12 km
Espaço Compartilhado7,94 km9,55 km
Total75,2 km224,78 km

Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI

A Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI tem como  objetivo propor e avaliar melhorias na infraestrutura e nas políticas de mobilidade por bicicleta para o município de Florianópolis por meio da participação da sociedade civil e entes públicos envolvidos. Relançada pelo decreto nº 25.351 de 2023, foi composta por chamamento público para interessados a representar seus distritos, formando o total de 18 representantes e seus respectivos suplentes, empossados oficialmente na 1ª reunião ordinária da comissão, em vinte de setembro de 2023.

pro-bici lancamento

Manuais

Outros Documentos