Objetivo
O objetivo principal é reconhecer o transporte cicloviário como parte integrante da mobilidade urbana, ampliando os espaços e a infraestrutura disponíveis, criando conexões locais, implantando paraciclos, bicicletários, além de outras estruturas de apoio aos ciclistas, tais como vestiários. Importantes conexões vêm sendo materializadas com a implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, de forma criativa e adequada à realidade local, dependendo da disponibilidade de espaço nas vias existentes, as quais se caracterizam por suas dimensões reduzidas na maior parte da cidade
Tipologia
Ciclovias
É o espaço em nível ou desnível com relação à pista, separado por elemento físico segregador, como canteiro, área verde e outros previstos na legislação. Também se aplica em espaços isolados, como áreas não edificáveis, faixas de domínio, parques e outros logradouros públicos. Pode estar disposta nas laterais das pistas, canteiros centrais e calçadas.
Ciclofaixas
Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. Parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro.
Ciclorrotas
Vias sinalizadas que compõem o sistema ciclável da cidade interligando pontos de interesse, ciclovias e ciclofaixas, de forma a indicar o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, melhorando as condições de segurança na circulação.
Espaços Compartilhados
Espaços das vias públicas destinados prioritariamente aos pedestres onde os ciclistas compartilham a mesma área de circulação, desde que haja espaço suficiente, o fluxo de pedestres seja baixo e a rota esteja devidamente sinalizada.
Indicadores
Tipologia | Antes do +Pedal (Até 2016) | Atualmente |
---|---|---|
Ciclovias | 29,72 km | 68,32 km |
Ciclofaixas | 37,54 km | 91,14 km |
Ciclorrota | 0 km | 71,43 km |
Espaço Compartilhado | 7,94 km | 9,40 km |
Total | 75,2 km | 240,30 km |
Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI
A Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI tem como objetivo propor e avaliar melhorias na infraestrutura e nas políticas de mobilidade por bicicleta para o município de Florianópolis por meio da participação da sociedade civil e entes públicos envolvidos. Relançada pelo decreto nº 25.351 de 2023, foi composta por chamamento público para interessados a representar seus distritos, formando o total de 18 representantes e seus respectivos suplentes, empossados oficialmente na 1ª reunião ordinária da comissão, em vinte de setembro de 2023.