Planos Específicos de Urbanização (PEUs)

Os Planos Específicos de Urbanização (PEUs) são instrumentos previstos no Plano Diretor de Florianópolis que detalham o uso e a ocupação do solo em áreas determinadas da cidade. Regulamentados pelo Decreto nº 25.651/2023, os PEUs estabelecem diretrizes urbanísticas a partir de estudos técnicos e participação social, garantindo que o desenvolvimento urbano respeite as características locais, o meio ambiente e o interesse público.

Editado em 17 de setembro de 2025

O que são os PEUs? 
 

Os Planos Específicos de Urbanização (PEUs) são instrumentos previstos no Plano Diretor de Florianópolis ( LCM n.482/2014, alterada pela LCM n.739/2023) que permitem o detalhamento do planejamento urbano em determinadas áreas da cidade.

Eles são aplicados em situações em que o Plano Diretor prevê a necessidade de estudos técnicos e de um processo participativo mais aprofundado para definir como determinado território pode ser urbanizado ou requalificado.

Em outras palavras, os PEUs possibilitam criar regras mais específicas de uso e ocupação do solo, respeitando as diretrizes do Plano Diretor, mas considerando as particularidades locais, como questões ambientais, sociais, culturais e econômicas.

Como funcionam os PEUs? 

O processo de elaboração de um PEU acontece em etapas, que incluem:

  • Recebimento pelo gabinete do Chefe do Poder Executivo;

  • Avaliação do Comitê Gestor do Plano Diretor Municipal; (Redação dada pelo Decreto nº 26160/2024);

  • Apresentação ao Conselho da Cidade;

  • Publicação do interesse público e deflagração do início de desenvolvimento do PEU, quando assim constatado.

Esse processo é regulamentado pelo Decreto nº 25.651/2023, que detalha os procedimentos para análise do interesse público e as etapas de elaboração dos PEUs.

PEUs em andamento em Florianópolis

Atualmente, alguns Planos Específicos de Urbanização já estão em processo de elaboração. Clique para saber mais:

 

Páginas relacionadas