Revisão do Plano Setorial de Mobilidade
O Plano Setorial de Mobilidade está em revisão e o processo de revisão possui como principais objetivos a integração dos diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município.
Com isso, visa contribuir com a redução das desigualdades e a promoção da inclusão social, promovendo o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais, promovendo o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos e consolidando a gestão democrática como instrumento e garantia da construção contínua do aprimoramento da mobilidade urbana.
Plano de Mobilidade Vigente
O Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis atualmente em vigência foi aprovado em 2015 e tem sua regulamentação pautada na lei do Plano Diretor de Florianópolis, Lei Complementar nº 482/2014, na Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e na Lei Federal 10.257/2001, o Estatuto das Cidades.
Em 2019 foi iniciado o processo de revisão do Plano de Mobilidade Urbana de 2015, onde já se previa a atualização e aprofundamento das pesquisas que o baseiam. Entre as pesquisas desenvolvidas desde então e que servirão como base para o processo de revisão destaca-se o PLAMUS, Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (2015).
Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS)
O PLAMUS, desenvolvido no âmbito do governo do estado com apoio do BNDES, contou com extensa produção de dados, diagnósticos e propostas que serviram para guiar o desenvolvimento do planejamento em mobilidade urbana da capital catarinense e região metropolitana.