Sobre Floripa em Números

Plataforma de indicadores de Florianópolis.

Editado em 22 de março de 2024

O Floripa em Números institui um sistema de indicadores de desempenho enquanto instrumento contínuo de leitura e monitoramento da realidade municipal, com enfoque nas principais políticas públicas municipais que medem vários aspectos como a qualidade de vida dos cidadãos, assim como questões urbanas e territoriais. Através deste portal, busca-se de forma clara, objetiva, consistente e periódica subsidiar o planejamento e a gestão das políticas públicas em Florianópolis.
O programa estrutura a seleção, análise e aplicação dos indicadores de Florianópolis a partir de eixos temáticos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tem variadas fontes de informação e origem de dados.
Para a definição do rol inicial de indicadores o Laboratório de Inovação Urbana da SMPIU  (Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana) estudou várias plataformas relacionadas ao tema, tanto observatórios de outros municípios como as principais rankings, selos e certificações nacionais como o  Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis (RAPI), o NBR ISO 37120, o IDSC - BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil) e o Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems.
A estrutura do painel foi projetada para facilitar a inclusão de novos indicadores à medida que sua relevância seja identificada ou à medida que dados atualmente indisponíveis se tornem acessíveis.
Além dos eixos temáticos, os indicadores podem ser associados a eixos transversais, que abrangem certificações, programas específicos de indicadores, ou até mesmo temas mais amplos que englobam mais de um eixo temático.
O painel pretende congregar indicadores que encontravam-se isolados nas secretarias municipais, entidades estaduais, da sociedade civil, etc. e trará também os principais indicadores do Sistema de Avaliação de Indicadores do Desempenho Urbano (SAIDU), instrumento do Sistema Municipal de Gestão da Política Urbana do Plano Diretor de Florianópolis.
Comprometendo-se com a transparência e a participação cidadã, incentivamos os residentes, pesquisadores, formuladores de políticas e outros interessados a utilizar o portal como uma ferramenta para monitorar o progresso, fazer análises e contribuir para o diálogo sobre o futuro de nossa cidade.

Eixos

O programa Floripa em Números organiza-se em EIXOS que orientam a produção e a análise de indicadores e que estruturam a gestão dos dados. Por sua vez, cada um dos eixos se subdivide em diferentes TEMAS, que são mais específicos e facilitam a consulta às informações.
Assim, o Floripa em Números parte de 10 eixos e 39 temas, relacionados diretamente com as políticas públicas, dados físicos, urbanos, ambientais, sociais, econômicos e de gestão. 
 

Atualmente, os indicadores se distribuem nos eixos temáticos de acordo com o gráfico abaixo:

image.png

ODS

O programa Floripa em Números relaciona-se diretamente com o monitoramento e o suporte ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em nível municipal. Desta forma, cada indicador do Floripa em Números está associado com um ODS principal e, quando aplicável, com ODS secundários.

Indicadores

O programa Floripa em Números reúne indicadores de desempenho do município de Florianópolis, relacionados a diversos temas de políticas públicas. Por isso, os dados disponibilizados são provenientes de diferentes fontes, incluindo secretarias municipais, órgãos públicos e dados censitários.
O programa vincula-se ao Sistema de Avaliação de Indicadores do Desempenho Urbano (SAIDU), instrumento do Sistema Municipal de Gestão da Política Urbana afeto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPUF) e instituído pelo Plano Diretor de Florianópolis (art. 327 da LCM nº 482/2014, alterada pela LCM nº 739/2023). A Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU) é a responsável pela coordenação e gestão do programa. O apoio e o desenvolvimento técnico é estruturado na Diretoria de Gestão Territorial / Departamento de Geoinformação e Pesquisa (DGT/DGEOP) e no Laboratório de Inovação Urbana /Departamento de Tecnologias Urbanas (LABIU/DTEC), conforme suas respectivas competências.

Realização 

A Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU) é a responsável pela coordenação e gestão do programa, através do Laboratório de Inovação Urbana, Gerência de Inovação Urbana e Cidades Inteligentes e Departamento de Tecnologias Urbanas (LABIU/DTEC).
O apoio e o desenvolvimento técnico dos indicadores territoriais é estruturado na Diretoria de Gestão Territorial / Departamento de Geoinformação e Pesquisa (DGT/DGEOP).
Os dados dos Indicadores gerais da ISO 37120 foram obtidos pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Dados dos Indicadores ambientais da ISO 37120 foram obtidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
 

Temas

Páginas relacionadas