A prefeitura de Florianópolis, a partir início de 2017 inicia o aprofundamento da discussão sobre os acessos e o uso da ponte Hercílio Luz. Neste período, a partir da coordenação do IPUF -Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, identificou-se a necessidade de extrapolar o pensamento sobre a Ponte Hercílio Luz a partir do viés específico de soluções viárias que impunham a utilização da Ponte Hercílio Luz como elemento de vazão ao trânsito de veículos, em sua maioria de automóveis individuais. Procurou-se estabelecer um conceito mais amplo de planejamento, que trata da reintegração da ponte Hercílio Luz na cidade para além de suas funções relacionadas a mobilidade.
Neste contexto nasce o Ponte Viva: Hercílio Luz Para as Pessoas que prevê ações e projetos com diversos temas, escalas e complexidades. Trata-se de uma visão estratégica de curto, médio e longo prazo para o uso integrado da ponte Hercílio Luz em temas como mobilidade, turismo, patrimônio, turismo, cultura, esporte e lazer. Pretende-se observar a articulação dos temas entre si e com as diferentes escalas. Desde a escala mais local, do objeto (a ponte em si), passando pelo entorno, pela cidade e até naquela metropolitana.
Eixos temáticos
Mobilidade
A Ponte Hercílio Luz como ativo da mobilidade urbana
Patrimônio
A Ponte Hercílio Luz e entorno oferecem um panorama de diferentes fases de ocupação histórica de Florianópolis. Um lugar de encontros da história
Turismo
A ponte como um dos símbolos mais representativos da cidade e como movimentadora da economia
Cultura
A ponte e o entorno como palco das manifestações culturais e artísticas
Esporte e lazer
A Ponte Hercílio Luz e entorno oferecem potencial para as mais diversas atividades esportivas e de lazer
Site do projeto
Para mais informações, acesse o site https://ponteviva.pmf.sc.gov.br/