O distrito Sede está localizado na região central do município, ocupa área de relevante valor histórico, cultural e turístico e representa a principal centralidade de Florianópolis, de escala municipal e metropolitana.
O distrito Sede representa o local de implantação do primeiro núcleo urbano do Município, portanto região com ocupação histórica que retrata as diferentes fases de desenvolvimento deste, sendo área de relevante valor histórico, cultural e turístico, e representando porta de acesso ao município desde o início da ocupação.
A construção da Ponte Hercílio Luz em 1926 apresenta grande importância histórica e cultural, sendo a primeira ligação viária com a Ilha de Santa Catarina e marcando um momento de profundas transformações políticas, econômicas e sociais no Estado. Sua inauguração representou uma mudança nos padrões de circulação, antes determinados pela navegação, trazendo nova vitalidade urbana para os municípios da Região, concentrando investimentos na capital.
Com a evolução da ocupação ocorreu uma mudança de centralidade após o aterro e a abertura das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo, vetores de desenvolvimento e investimentos efetuados que acarretaram na transformação da área.