A Prefeitura de Florianópolis, por meio das Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana, e da Secretaria de Transportes e Infraestrutura (SMTI), informa que têm trabalhado com conceitos urbanísticos que valorizam a mobilidade ativa e o transporte coletivo, que contemplam as recomendações elencadas como parte das estratégias de planejamento que vêm sendo continuamente adotadas.
A implantação do binário prioriza a valorização da rede cicloviária. A PMF entende a importância da segregação desta, medida importante e necessária que será efetivada de acordo com as oportunidades de espaço. No momento, o espaço é compatível apenas com a implementação das ciclofaixas. Além disto, reforça-se que outros objetivos são evoluir na intervenção no local mediante um plano gradativo, implantando de forma evolutiva a melhoria dos pedestres, espaços cicláveis e criação de corredores de transporte coletivo. Para tanto, estão sendo mensurados os recursos e as melhores estratégias que garantam de forma sustentável a implantação.
O Transporte Coletivo é priorizado com corredor exclusivo dentro do campus da UFSC. Novas linhas são criadas para proporcionar um deslocamento mais rápido dos estudantes da UFSC com origem do TICEN e TITRI, tais linhas também proporcionam o deslocamento dos moradores do Pantanal e Carvoeira para o TICEN e TITRI.
Contagens de trânsito e uma microsimulação foi realizada para verificar a fluidez e definição das geometrias nos principais cruzamentos.
O Projeto Cicloviário do Binário do Pantanal e Carvoeira contempla ciclofaixas unidirecionais no sentido do trânsito dos veículos. As ciclofaixas são posicionadas na Dep. Ant. Edu Vieira e Cap. Romualdo de Barros no lado oposto do embarque e desembarque do transporte coletivo, reduzindo assim os conflitos e aumentando a segurança de deslocamento dos ciclistas.
Contagem e simulação do comportamento do tráfego de longa distância no cenário atual e no cenário do binário proposto, através do software computacional SUMO - Simulation of Urban Mobility.