O +Pedal é um programa que visa a promoção da mobilidade sustentável por meio de bicicletas e outros ciclos, contribuindo para a formação de uma cultura de utilização deste meio de transporte
O objetivo principal é reconhecer o transporte cicloviário como parte integrante da mobilidade urbana, ampliando os espaços e a infraestrutura disponíveis, criando conexões locais, implantando paraciclos, bicicletários, além de outras estruturas de apoio aos ciclistas, tais como vestiários. Importantes conexões vêm sendo materializadas com a implantação de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas, de forma criativa e adequada à realidade local, dependendo da disponibilidade de espaço nas vias existentes, as quais se caracterizam por suas dimensões reduzidas na maior parte da cidade
Tipologia
Ciclovias
É o espaço em nível ou desnível com relação à pista, separado por elemento físico segregador, como canteiro, área verde e outros previstos na legislação. Também se aplica em espaços isolados, como áreas não edificáveis, faixas de domínio, parques e outros logradouros públicos. Pode estar disposta nas laterais das pistas, canteiros centrais e calçadas.
Ciclofaixas
Parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica. Parte da pista, calçada ou canteiro central destinado à circulação exclusiva de ciclos delimitada por sinalização viária, podendo ter piso diferenciado e ser implantada no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro.
Ciclorrota
Vias sinalizadas que compõem o sistema ciclável da cidade interligando pontos de interesse, ciclovias e ciclofaixas, de forma a indicar o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, melhorando as condições de segurança na circulação.
Espaço Compartilhado
Espaço da via pública destinado prioritariamente aos pedestres onde os ciclistas compartilham a mesma área de circulação, desde que haja espaço suficiente, o fluxo de pedestres seja baixo e a rota esteja devidamente sinalizada.
Indicadores
Tipologia
Antes do +Pedal (Até 2016)
Atualmente
Ciclovias
29,72 km
57,12
Ciclofaixas
37,54 km
87,99 km
Ciclorrota
0 km
70,12 km
Passeio Compartilhado
7,94 km
9,55 km
Total
75,2 km
224,78 km
Tipologia
Antes
Atualmente
Ciclovias
29,72 km
57,12 km
Ciclofaixas
37,54 km
87,99 km
Ciclorrota
0 km
70,12 km
Passeio Compartilhado
7,94 km
9,55 km
Total
75,2 km
224,78 km
Mapa da Malha Cicloviária
* Dados levantados e junho de 2023
Manual do Espaço Cicloviário
A infraestrutura cicloviária é responsável por dar suporte aos percursos traçados pelos ciclistas nas cidades, definindo a prioridade do ciclista na via pública. É dever dos projetos cicloviários garantir a segurança do ciclista e estabelecer as conexões de interesse dentro da malha cicloviária existente e planejada. Nesse sentido, o presente manual incorpora as bases normativas estabelecidas pelo Manual Brasileiro de Sinalização Cicloviária (CONTRAN, 2021), trazendo especificações e definições de acordo com as realidades observadas no município, tendo assim dois objetivos principais: (1) dar visibilidade ao tema da mobilidade cicloativa, fomentando a qualificação da infraestrutura cicloviária da em Florianópolis, bem como em outros municípios; (2) fomentar a padronização da infraestrutura cicloviária entre as diferentes municipalidades, a partir de exemplos ilustrados de acordo com as realidades observadas em Florianópolis.
Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI
A Comissão Municipal de Mobilidade Urbana por Bicicleta - PRÓ-BICI tem como objetivo propor e avaliar melhorias na infraestrutura e nas políticas de mobilidade por bicicleta para o município de Florianópolis por meio da participação da sociedade civil e entes públicos envolvidos. Relançada pelo decreto nº 25.351 de 2023, está aberto o chamamento para interessados a representar seus distritos, formando o total de 18 representantes e seus respectivos suplentes.
Acesse o edital do chamamento público clicando aqui.
Formulário para inscrições clique aqui.